domingo, 12 de setembro de 2010

SOCIEDADE ESTRESSADA – PERIGO DE CONTRSOCIEDADE ESTRESSADA – PERIGO DE CONTRAGOLPE Á VISTA

Conversando com meus botões – ainda não estou gesticulando em praça pública. Nada a ver com falácias vazias a respeito do Senhor Jesus – nem tampouco estou de armas na mão como fizeram alguns que dizem nos representar – espelhar nossos ideais – em medíocre proveito próprio.

Muito se fala em final dos tempos – nesse tema, mal educados que fomos e somos; nós reagimos segundo nossa visão de mundo instituída; o que nos vêm á mente: desastres climáticos; mortes em massa; destruição do planeta...

Mas, antes dessa real e nada desprezível possibilidade; já vivemos o drama do final dos tempos na saúde pessoal e coletiva, na vida em família; e cá entre nós; breve, na vida pública e política; pois, quem vai ganhar ou perder a eleição – já atingimos o ponto crítico do: tanto faz: vote nos tiriricas da vez; impedidos pelos FP da hora.

Nossas relações sociais, especialmente entre o público e o privado, estão ficando perigosamente; prá lá de estressadas.
Vai sobrar prá quem? De que forma; além de aumento de imposituras?

Para tentar evitar o pior; diminuir o prejuízo?
– Talvez.
Recordemos alguns conceitos de estresse crônico ou Síndrome Geral de Adaptação.

Medíocre ensaio sobre a situação político – administrativa - social:
Adaptado ao organismo coletivo – sociedade, mídia e política

CONCEITOS DA SGA

O organismo social reage tanto em situações cotidianas (ação da mídia e das decisões políticas); quanto em experiências de laboratório (gabinetes e marketing) às agressões; da seguinte forma:
Com respostas, defensivo – adaptativas específicas: quebra galho; trabalho informal; sonegação; prostituição; tráfico de drogas e de influência.
E, também segundo uma resposta, defensivo - adaptativa mais geral e inespecífica. Essas situações são provocadas pelas mais variadas agressões: trânsito caótico; jogo de interesses escusos entre os donos do poder político e os donos do poder da droga (em todos os sentidos); má aplicação da justiça; notícias de corrupção; restrição ao crédito; inflação mentirosa; falta de atendimento aos requisitos básicos: moradia, saúde, educação, etc.
Estamos chegando; melhor: já extrapolamos os limites do gran finale; pois, qualquer que seja o agente agressor; ele cria um estado de sofrimento (tensão) que, se prolongado afeta o indivíduo de si mesmo e do coletivo (Lei de amor) como um todo.

O estresse resulta na interação entre o dano e a defesa (quem tiver cabeça de pensar que pense).

O próprio sistema de defesa pode começar a gerar danos secundários – basta citar o aparelhamento da justiça; e os novos graves escândalos na antiga bem conceituada receita federal (e todos os outros sistemas de coordenar e co-aptar os bens públicos).

Só para descontrair:

A SGA (SACO CHEIO) evolui em três fases:
1- Reação de alarme
2- Fase de resistência
3- Fase de exaustão
Reação de alarme:
É a soma de todas as reações não específicas para as quais o organismo social não está ainda adaptado: greves, reclamações isoladas ou de grupos interessados na manutenção de suas antigas mamatas. Caso a agressão sistêmica seja moderada é possível a recuperação; e essa fase se divide em duas: a de choque e a de contrachoque que é a reação natural contra o choque e baseia-se no aumento da atividade – na vida social damos o nome de revolução e contra revolução (quando os revolucionários se mostram mais incompetentes que os objetos das suas reivindicações – caso atual na política nacional).

Fase de resistência:
É a soma de todas as reações não específicas geradas pela exposição demorada a estímulos aos quais; o organismo se adaptou – através de medidas paliativas: bolsas auxílio e leis direcionadas para os interesses de pessoas e de grupos.
A adaptação a determinado agressor é acelerada ás custas da diminuição contra outros tipos de agentes – ação bem colocada na ação da mídia a serviço dos poderosos de plantão.

Fase de exaustão:
Devido à permanência e á intensidade da situação toda a fase de resistência não pode ser mantida e o equilíbrio se rompe – em 2011.

Mecanismos de formação da SGA:

Um dos mecanismos de ação da energia de adaptação ou adaptabilidade e a das inter – relações funcionais – com ou sem concursos.
Experiências mostram que a resistência aumenta durante a fase de contrachoque – estilo presidente que pregava na porta das fábricas a necessidade de mudança - mas, quando já adquiriu um alto grau de adaptação ao agente ao qual foi exposto (analisem-se a relação de bens dos dirigentes sindicais de ontem e de hoje) torna-se totalmente vulnerável a outras agressões até mais simples – sua pobre capacidade funcional.
Isso significa que o organismo social e político; possui uma estreita cota (quantos anos?) determinada de energia de adaptação a um novo contragolpe.
Os cientistas políticos admitem ignorar as vias de adaptação das inter- relações funcionais da SGA entre povão e funcionários públicos.

Modificações no metabolismo na SGA da vida social e política:

A elevada produção de corticóides, glico e mineralocorticóides endógenos (grana em conta corrente, capacidade de crédito; opções de consumo e de mordomias) responde pela manutenção na fase de contrachoque.
Metabolismo glucídico: (grana açucarada e barata: estilo financeiras e casas bahia).
A partir da reação de alarme institui-se uma hiperglicemia de emergência (quebra de bancos e instituições), causada em especial pela descarga de adrenalina (noticiários encomendados ou não), logo pode cair a nível, de hipoglicemia de choque, que pode elevar-se novamente na fase de resistência; seguida pela hipoglicemia terminal na fase de exaustão – altos e baixos da economia administrada pela mídia.
Na fase de adaptação a um determinado agente estressante; depois que a glicemia voltou ao normal; a exposição a outro agente que gera reação de alarme orgânico tende a produzir uma hipoglicemia bem mais severa.

A sociedade diabética no bem bom das mordomias concursadas u na base da sobremesa das propinas religiosas vai ter que escolher.

Pediram para parar...

No próximo tema:

Metabolismo dos minerais: O PROBLEMA DO OURO?

Será que vai dar tempo?

Creio que não passa de meados de 2011.

Nosso assunto continua?

GOLPE Á VISTA

deu prá entedner o recado - Não? Recebeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário