sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O EFEITO OBEDECE Á CAUSA

Quantas vezes devemos ajudar alguém?
Nada a ver com perdão – pois, esse tema está prá lá de definido: perdoar é uma atitude simples; que requer apenas inteligência e um pouco de conhecimento. Quem ainda não perdoa é estúpido em todos os sentidos possíveis.

Mas, então quantas vezes, eu devo ajudar alguém?

Um grande Mestre: Jesus nos deu a dica, de forma pontual, segundo a linguagem da época: “Não dê pérolas aos porcos”. Traduzindo: não perde tempo nem recursos; muito menos comprometa sua vida tentando ajudar quem ainda não pediu nem quer receber sua ajuda; ou pior; não é capaz de assimilá-la; pois, daí já é falta de caridade plena.

Como identificar quando estou dando pérolas aos porcos?
Primeiro vigie a si mesmo; pois, muitas vezes, porcos que ainda somos; nós queremos nos presentear com pérolas materiais, estéticas ou do verbo e da inteligência – coisas básicas como endividar-se para possuir um celular de última geração; quando sabemos apenas ligar e receber... E outras tantas milhares de situações cotidianas – assunto interessante...

E quando o porco é o outro? – Preste atenção á resposta que recebes de seus conselhos e palpites na vida alheia: Isso é besteira! – Em tudo você vê a ética e a moral que não cumpre! – Pára com isso!

O que fazer?
A vida de tão simples que é: assusta.
- Não fale sobre o que desconhece.
- Não ajuda quem não pediu.
- Tenta fazer antes de discursar.
- Respeita tuas limitações e as dos outros.

Educa tentando exemplificar; pois, teus bons exemplos podem demorar muito tempo para se apresentarem como tal – O que a vida nos cobra hoje, é tentar fazer o melhor sem esconder nossas limitações; tente apenas apresentar-se como é – pois, diferentemente de Jesus; nós não temos nenhuma pérola para oferecer aos porcos que somos nós mesmos.

Mas, como o efeito obedece á causa; vamos tentar nos educar a nós mesmos e uns aos outros, compartilhando nossas experiências no chiqueiro da nossa intimidade.

DIVULGAR A BOA NOVA ATUALIZADA É DEVER DE TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário