sexta-feira, 8 de abril de 2011

HABILITAR-SE A DIRIGIR A PRÓPRIA VIDA

Alguém já disse que a evolução é uma estrada em direção á perfeição, amor, paz. Alguns a chamam de estrada da vida. Hoje, perigosa, esburacada e cheia de motoristas que optaram pela filosofia: “nóis capota; mas num breca”; andam ruidosos e a mil.

Desaconselhável e perigoso dirigir sem habilitação.
A época ideal de formar ou educar “condutores” é a infância e adolescência; embora durante todo percurso seja possível aprender, treinar e habilitar-se, eternamente.

Os instrutores básicos e por excelência, são a família, escola, sociedade – há falta de bons instrutores; daí o grande número de pessoas, fazendo “barbeiragens” colocando em risco sua vida e a dos outros.
Na legislação cósmica as penas são severas tanto para condutores quanto para instrutores; pois eles também são responsabilizados de forma progressiva quando seus alunos causam acidentes, param por falta de combustível, não cuidam do veículo.
A reciclagem é feita numa escola chamada umbral com vários departamentos que atendem ás necessidades de cada infrator.

Na vida contemporânea aumentaram a quebra dos veículos e os acidentes de percurso; em razão do aumento da velocidade, do tráfego, da falta de cuidados básicos na manutenção dos veículos e da sinalização da estrada (sistema de crenças).

O desrespeito ás normas gerou um maior número de acidentes de percurso. As estatísticas mostram: que, por exemplo, a cada dia que passa pisar no freio de forma súbita e atabalhoada pode resultar em invalidez, morte ou ser responsabilidade por danos a terceiros.

Algumas outras causas dos acidentes de percurso: falta de preparo, desatenção, pouca responsabilidade, abusos, pressa, egoísmo de querer a estrada só para si, fechar a passagem aos outros e cultivar o orgulho de chegar sempre na frente como um vencedor.

No trânsito da vida a arte de desacelerar e de usar o freio com sabedoria, implica em habilitar-se, dirigir com atenção, conhecer as regras, dirigir defensivamente ao antever possíveis problemas causados pela máquina ou companheiros de estrada, e planejar saídas e soluções; que seja as mais simples; possível.

Para que nos tranqüilizemos e façamos uma reciclagem, antes que tomem a nossa carteira de habilitação na vida, é preciso saber com certeza que:

As penas aplicadas ás barbeiragens não são para sempre... – Elas duram o quanto nós determinarmos.

Pode soar estranho a muitos; mas na vida como a conhecemos tudo é provisório, nada é definitivo. Então, para todo tipo de acidente de percurso há soluções segundo a lei da relatividade dentro de um conceito espaço/tempo, a escolher.
Maus motoristas, se reciclados, podem tornar-se até bons pilotos, um dia – até mesmo aqueles que se divertem e sentem prazer em atirar os outros fora da pista, serão recebidos com festa ao final da jornada.

Não há que ter pressa; na estrada da evolução não há prêmios para quem chega primeiro nem penalidades para quem se atrasa – o programa é individual e o prêmio é a paz, a satisfação do dever bem cumprido, a alegria de rever os companheiros de estrada e a comemoração junto a cada um dos que chegam ao destino.

Aviso:
É proibido dar carona.
Mesmo os acidentados devem esperar pelo socorro.
Dar o primeiro atendimento é permitido para os habilitados – chamar o resgate faz parte das normas de boa conduta.

Ao longo do caminho há postos de checagem e vistoria.

Ninguém cruza a linha de chegada como carona.

Trate de tirar sua habilitação – estude, treine e dirija com cuidado.

Tá vendo as cruzes na beira da estrada?
Olha! Tá lá um corpo estendido no chão! - Será o de alguém conhecido nosso?

Tá cuidando do seu veículo conforme manda o manual do fabricante?
Tá queimando óleo 40? - Quantos remédios, ocê toma ao dia?
Quantas vezes o amigo já baixou nos últimos tempos na oficina (hospital)? - Vive correndo atrás de exames e tratamentos?
Já virou sucata de gente?
Ta rodando com excesso de peso? – Cuidado com a balança!
Só faz funilaria? – Deixa a mecânica prá lá?

Continua.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário