domingo, 10 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO POLÍTICA


Educação para a cidadania política é a solução

Matéria a ser ensinada do berço à universidade.

A qualquer momento; e não apenas num longo prazo; a solução para muitos ou todos os nossos problemas sociais está em politizar as pessoas.

Um cidadão politizado exige seus direitos, cobra a justa aplicação das leis e, não cria a dependência dos privilégios, das esmolas e dos favores dos que se apossam do poder.

A dependência de qualquer tipo; sob qualquer circunstância; traz sérios problemas coletivos e, cria conflitos complicados e dolorosos nas diversas “cadeias sociais”, de todos os tipos.
Afinal; na prática há tanta diferença entre uma penitenciária e uma empresa onde vale tudo; até matar ou morrer pelo estresse cônico; para sobreviver no emprego ou no cargo?

A educação política pode ensinar as pessoas que a vida em comum é interdependente.
Todos nós interdependemos uns dos outros.

Quando as pessoas se politizarem, estarão capacitadas a perceber que nunca dependeram nem dependem de ninguém; apenas interdependem, se complementam. Exigem e tornam-se parte atuante do conceito de responsabilidade social; discurso que se torna um mix de palavras vazias sem pessoas a lhe dar sustentação.

Em se tratando de VIVER a política:

Não são os políticos que vão mudar as coisas; e sim, o Povo, as pessoas comuns; mas, apenas, quando se tornarem mais exigentes de seus direitos e não de privilégios.

É pena que para isso; para entendermos a importância de nossa participação na vida comunitária; a maioria de nós precise levar muitos “chapéus da vida”.

Melhor começar também a definir nossa política íntima...

Para que a imagem mostrada não seja parte de nosso futuro.
(minha fase de brincador de pintar – 1975 – 1977).

Nenhum comentário:

Postar um comentário